CARREGANDO...

Boas-Vindas

Prezados(as) congressistas,

O Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), a maior discussão sobre software livre da América Latina, chega a sua 17ª edição em ano atípico em função da pandemia da covid-19.

Ante as adversidades, superamos o desafio de manter o congresso por acreditarmos que iniciativas como o Latinoware são ainda mais relevantes nesses tempos. Por isso, pela primeira vez, o evento será totalmente on-line e 100% gratuito.

Nunca a tecnologia e a troca de informações foram tão necessárias. Seja para ampliar as conexões em tempo de isolamento, como para criar novas soluções de enfrentamento ao novo coronavírus. O compartilhamento e a produção científica, sempre fundamentais para a evolução, agora se tornam ainda mais urgentes nesse novo mundo. A impressão em 3D de ventiladores e válvulas hospitalares e a criação de sistemas de compartilhamento de dados globais sobre a pandemia são exemplos dessas inovações. E elas não podem parar.

Presencial ou on-line, nosso compromisso é que o Latinoware continue com o objetivo de criar uma atmosfera de inovação e um ambiente antenado à transformação do planeta, por meio da filosofia do open source.

Pretendemos reunir nesta edição inédita em ambiente virtual um grupo ainda maior e, quem sabe, recorde de participantes. Com a esperança de que, em breve, todos poderão voltar ao evento presencial em Foz do Iguaçu (PR), para conhecer nossas maravilhas naturais ou da tecnologia humana, como é a própria Itaipu Binacional.

Sejam bem-vindos(as) e tenham todos(as) um bom evento!

Everton Schonardie Paschoal

Superintendente de Informática (SI.AA) da Itaipu


O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) tem o privilégio de mais uma vez organizar, juntamente com a Itaipu Binacional, o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), na sua 17ª edição, evento que já se consolidou como referência internacional ao promover debates de alto nível e servir como espaço para o compartilhamento de ideias e soluções.

Em 2020, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Latinoware será realizado no formato 100% on-line, mantendo o alto grau de qualidade e relevância para a comunidade de software. Mais do que um evento de tecnologia, que traz novidades do setor, o Latinoware promove também a integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina. Essas discussões ultrapassam o limite virtual e podem contribuir de forma significativa com a comunidade do software livre e das tecnologias abertas.

O software livre faz parte da história do nosso Parque Tecnológico, que tem a missão de desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios dinamizando o ecossistema da região.

Em nome do PTI e da Itaipu, agradecemos o apoio e a participação de todos. Desejamos que o evento seja produtivo e que as experiências trocadas durante este tempo sejam duradouras e benéficas.

Sejam bem-vindos ao Latinoware 2020!

Rafael Deitos

Diretor Técnico Parque Tecnológico Itaipu – Brasil

Apoio:

Correr para o topo