CARREGANDO...

Mercado de programadores de ferramentas open source está em alta

A demanda por aplicativos, websites, segurança digital, desenvolvimento de softwares, entre outros recursos, está em forte crescimento desde o início da pandemia do Covid-19. O debate está presente em várias atividades do 17o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), que finaliza no dia 4.

Segundo Jomar Silva, engenheiro eletrônico, especialista em Padrões Abertos e Open Source, Head de Developer Relations da Zup, diversas empresas passaram a admitir este ano que o home office funciona. Com isto, a demanda por vagas que antes eram disponibilizadas regionalmente, agora, são ofertadas globalmente.

“A diferença no mercado de Programação deste ano é enorme, primeiro porque agora as empresas entenderam que o trabalho remoto funciona com qualidade. Segundo porque se um salário de US$ 6 mil não é muito interessante para um programador americano, para um programador brasileiro, estamos falando de mais de R$ 30 mil. É mais que o chefe dele ganha na empresa, então, muitos estão abandonando cargos no Brasil para trabalhar em casa para empresas no exterior”, explicou Jomar Silva.

De acordo com o especialista, quem tem experiência em ferramentas open source (código aberto) possui uma grande vantagem, pois é possível verificar, comprovadamente, se o programador tem conhecimento técnico, está preparado para fazer códigos e sabe trabalhar em equipe. “Além disso, é fundamental saber escrever bem em inglês para se comunicar com a empresa e a equipe e um bom conhecimento técnico em programação”, disse.

Para Jomar Silva, a Latinoware não é apenas um espaço para inovação e atualização, mas também de prospecção da área. “A gente já falava nas primeiras edições deste evento que o mundo mudaria e chegaria nesta fase que estamos hoje”, comentou.

Latinoware

A programação do Latinoware tem mais de 200 palestrantes confirmados, sendo 10 internacionais; 12 palcos (salas virtuais), totalizando mais de 240 atividades (oficinas, palestras e mesas). As inscrições seguem abertas e são gratuitas até o dia 04 de dezembro. Até quinta-feira, dia 03, o evento contava com mais de 4.500 inscritos, de todos os estados brasileiros e de outros países.

O evento está sendo transmitido online via site (www.latinoware.org), além de estar integrada em diversas redes sociais.

Categoria: Midia

Apoio:

Correr para o topo