CARREGANDO...

Competição do Latinoware reúne jogadores em desafios relacionados à segurança cibernética

Entre os desafios propostos está a identificação de informações sigilosas, que por algum tipo de falha no sistema, estão publicadas na web e podem trazer sérios prejuízos aos envolvidos.

Cerca de duzentos participantes da 17ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) estão mobilizados em um dos torneios digitais do evento. Organizados em equipes ou de forma individual, os competidores têm até às 23h59 desta quinta-feira (03) para alcançar a maior pontuação e garantir a classificação para a próxima etapa, além de prêmios em dinheiro no jogo Jeopardy.

O Jeopardy é uma modalidade de competição no estilo Capture The Flag (CTF), que na área de Tecnologia da Informação são desafios que envolvem habilidades da segurança da informação como engenharia reversa, análise de códigos, criptografia, forense de dados, web hacking, redes, entre outros.

Um dos desafios propostos, por exemplo, está relacionado à segurança cibernética utilizando Open Source Intelligence (OSINT) para identificar informações sigilosas, que por algum tipo de falha no sistema, estão publicadas na web e podem acarretar em prejuízos caso sejam acessadas por indivíduos mal intencionados.

Nesta primeira etapa da disputa, os 10 melhores colocados receberão prêmios em bitcoins (BTC) e os 3 primeiros lugares, além do dinheiro, avançam para a próxima fase.

Fernando Guisso, responsável pela organização da trilha CTF no Latinoware 2020, destacou que além da alta procura pela competição, o espírito esportivo deu o tom na primeira fase.

“Alguns jogadores identificaram que uma das regras poderia ser alterada visando melhorar a competitividade do jogo e comunicaram a organização. A mudança foi realizada em decisão conjunta e bem recebida por todos”, explicou Fernando.

Ainda de acordo com Fernando, outro diferencial foi a adesão de participantes internacionais que também entraram no páreo.

“O idioma foi um desafio inicial, mas a comunidade é bastante unida e colaborou com as traduções”, pontuou.

Segunda Etapa

A segunda etapa da competição será o King of the Hill, também um estilo de CTF. Neste caso, os três primeiro colocados na primeira fase recebem uma máquina vulnerável e quem escalar os privilégios primeiro e chegar ao topo (usuário root da máquina) vence.

O tempo é muito mais curto e somente o melhor classificado receberá o prêmio em bitcoins (R$2.000,00 em BTC)

Categoria: Sem categoria

Apoio:

Correr para o topo